EnglishEspañolPortuguês

CRIME AMBIENTAL

Assédio e maldade: motociclista é flagrado perseguindo e aterrorizando veado em Araguaína (TO)

12 de abril de 2023
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais tem causado revolta entre a população de Araguaína. Trata-se de uma pessoa em uma moto que persegue um veado-campeiro pelas ruas da cidade. Assustado, o animal silvestre corre apressado com medo e consegue entrar em um dos terrenos para fugir do motociclista, que filma o trajeto.

A prefeitura postou o vídeo em sua rede social, alertando que não se deve fazer “brincadeiras de mau gosto”, pedindo respeito e preservação da natureza e dos animais. “Fazer esse tipo de ação de correr atrás de um animal silvestre pode prejudicar ele, poderia ter se machucado ou machucado alguém nessa correria”, comentou a assessoria de imprensa da prefeitura de Araguaína. Segundo o órgão, o animal deve ter voltado para a mata e não foi encontrado depois pelos órgãos de proteção.

A Polícia Ambiental orienta o que deve ser feito quando se encontra um animal silvestre em uma área urbana. “Deve se manter afastado, para evitar acidentes, incluindo animais domésticos para não estressar o animal e para também evitar zoonoses, tanto do animal doméstico para o selvagem, quanto do selvagem para o doméstico”, indica o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental em Araguaína, Edilson Pinheiro de Sousa.

Em casos como esse, deve-se entrar em contato com os órgãos ambientais, como o Naturatins, Polícia Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente Municipal e IBAMA. A identificação do tipo de animal também é importante para que as autoridades competentes possam levar o material adequado para a tentativa de captura e soltura em local seguro.

“O objetivo é devolver os animais silvestres ao habitat deles. Por isso é importante o contato e, principalmente, não tentar capturar. “O animal deve ser encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Lá, ele vai ser avaliado para verificar se solta imediatamente ou se ele passa por um período de vistoria para ver se a saúde dele e tá tudo ok para depois solto, até porque o objetivo dele é reabilitar o animal para que ele seja solto na natureza”, informa o biólogo Aluísio Vasconcelos.

Riscos

O biólogo ainda comenta sobre os riscos de perseguir e tentar capturar animais silvestres, tanto para eles quanto para as pessoas. “Em nenhuma hipótese, uma pessoa leiga pode tentar capturar esse animal. Imagine que o animal já está assustado e a pessoa não tem conhecimento técnico para poder fazer o manejo desse animal. Ao fazer isso, ela pode sofrer um acidente, levar uma mordida ou de repente, esse animal pode ter alguma doença que pode passar para esse ser humano do mesmo jeito que o ser humano pode transmitir alguma doença para esse animal” orienta Aluísio.

Cuidado ainda maior para não assustar o animal. Além de respeito a eles, casos assim podem causar acidentes. “É importante não assustar o animal, o que aconteceu nesse vídeo. Ao fazer isso, o veado corre sem rumo, sem direção, porque ele está transtornado. Ele não sabe nem para onde correr, porque não tem vegetação nativa por perto, então ele fica desorientado por causa do barulho e da luminosidade. E outra coisa que pode acontecer é ele entrar na frente, no caso aí, do piloto, fazendo com que os dois sofram um acidente. Ele teve até sorte de não ter acontecido isso”, finaliza o biólogo.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo