EnglishEspañolPortuguês

VULNERABILIDADE

As aves soam o alarme: a remoção de barreiras naturais compromete a resiliência dos ecossistemas

O comportamento humano está removendo uma barreira natural e reduzindo a estabilidade do ecossistema e a diversidade de aves; quais serão os efeitos a longo prazo?

6 de dezembro de 2025
Kerry Taylor-Smith
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Na natureza, as espécies de aves desempenham um papel vital na polinização, dispersão de sementes e predação.

Contudo, mudanças no uso da terra provocadas pelo homem estão eliminando uma rede de segurança natural, enfraquecendo a estabilidade do ecossistema e reduzindo a diversidade funcional das comunidades de aves, de acordo com um novo estudo liderado pelo Imperial College London.

Barreiras naturais estão sendo degradadas

Funções essenciais como polinização, dispersão de sementes e predação são desempenhadas por diversas espécies diferentes de aves na natureza, um conceito conhecido como ‘redundância funcional’. Isso proporciona uma proteção aos ecossistemas, atuando como uma rede de segurança quando espécies individuais diminuem ou desaparecem; quando muitas espécies desempenham uma função ecológica semelhante dentro de um ecossistema, ele se torna mais resiliente a perturbações.

Mas essa proteção desaparece quando ocorrem mudanças no uso da terra, como modificação de habitats, urbanização e expansão agrícola, segundo o estudo.

    Você viu?

    Ir para o topo