São coelhos dormindo em copos de café, weimaraners de vestido longo, raposas à espreita nos penteados de modelos, gatos fosforescentes na cozinha e o último suspiro de um cavalo. Essa fauna natural de habitats muito diferentes entre si formaria um zoológico improvável. Confira aqui cinco olhares de fotógrafos, artistas visuais e anônimos, que mostram – ou, não raro, até inventam – facetas diferentes dos animais.
WILLIAM WEGMAN: Nascido em 1943, o fotógrafo americano é hors-concours quando o assunto é foto de cachorro. Além de ter publicado 28 livros, muitos deles para o público infantil, ele já assinou diversos vídeos, incluindo alguns transmitidos no programa de TV “Vila Sésamo”. Nesses curtas, cães passam por situações comicamente humanas, seja no cabeleireiro, seja preparando um almoço. Há também novidades, no blog do artista.
CUTE ROULETTE: O site tem o mesmo princípio que o Chatroulette, onde é possível conversar ao vivo, via webcam, com pessoas de qualquer lugar do mundo. A diferença é que, enquanto no Chatroulette é impossível prever quem está do outro lado, o Cute Roulette não deixa dúvidas. São vídeos curtos em série de animais bonitinhos, entre gatos sentados em tartarugas, cachorros fazendo barulho enquanto dormem e lêmures levantando os braços para pedir carinho.
GIACOMO BRUNELLI: Bem distantes da atmosfera cute estão as fotos do italiano Brunelli, que mora em Londres. Nascido em 1977, ele imprimiu em papel, à base de prata, registros de animais velhos, já na fronteira entre a vida e a morte. São corujas, esquilos, cavalos e um impressionante cachorro cego, lembranças da existência do seu lado selvagem (embora alguns desses bichos tenham sido domesticados). A exposição “The animals” já passou por vários países.
SANDY SKOGLUND: Ela é americana, tem 64 anos e começou a carreira como artista conceitual, apesar de hoje ser mais conhecida como fotógrafa. Entre seus trabalhos renomados, está o “Radioactive cats”, no qual incontáveis gatos verdes-néon ocupam uma cozinha cinza, ao redor de um casal de costas para a câmera. A mesma indiferença dos humanos em relação aos bichos aparece na imagem “Fox games”, onde, num restaurante também cinza, pessoas no canto da foto não dão nenhuma atenção para raposas que caminham sobre chão, cadeiras e mesas.
NAGI NODA: A japonesa tinha 35 anos quando morreu, em 2008, em um acidente de carro. Ela criou diversos vídeos, entre eles comerciais para a Coca-Cola e uma aula de ginástica… para poodles. Um dos seus trabalhos mais interessantes, no entanto, são fotos de modelos usando penteados nada convencionais: os cabelos ganham formas excêntricas de ninhos de passarinhos, porcos, leões e cocker spaniels.
Clique aqui para ver mais imagens inusitadas de animais.
Com informações de O Globo