“Dumbo é um macaco-prego que foi encontrado ainda com o cordão umbilical preso ao corpo. Ele foi arrancado da mãe logo após o nascimento. Sozinho, indefeso, foi mais uma vítima do tráfico de animais”. Quem narra essa história é a apresentadora Angélica. Ela é uma das artistas que está emprestando seu alcance nacional para ampliar a mensagem de uma iniciativa voltada à conscientização sobre o tráfico e a exploração de animais silvestres.
Intitulada “Agora Você Sabe”, a campanha é lançada pelo Instituto Líbio, uma instituição, localizada no interior de São Paulo, que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico e maus-tratos. Segundo a equipe do Instituto, a campanha surgiu da recorrência de uma frase ouvida ao relatar trajetórias de animais acolhidos: “Nossa, eu não sabia”. A instituição afirma que o objetivo é levar essas informações ao maior número possível de pessoas e contribuir para a quebra da normalização dessas práticas.
O tráfico de fauna silvestre é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. No Brasil, estima-se que mais de 38 milhões de animais silvestres sejam retirados da natureza anualmente. Aves, rãs e borboletas são as espécies mais comercializadas.
Quando resgatados, muitos animais não podem retornar à natureza devido a processos de humanização, mutilações ou traumas. Ao divulgar essas histórias, a campanha busca prevenir novas ocorrências e ampliar a compreensão sobre as consequências do tráfico e da exploração.
“Agora Você Sabe”: artistas relatam histórias de tráfico de animais
A ação reúne histórias reais de animais acolhidos pela instituição após situações de tráfico, maus-tratos, exploração ou domesticação ilegal. As narrativas incluem casos como o de Nina, macaco-prego resgatado de um compartimento escondido no banco de um carro, onde outros três filhotes morreram; o de Dodó, arara-vermelha que teve os olhos queimados com cigarro; e o de Vovó Elza, que viveu por quatro décadas acorrentada como animal doméstico.
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A campanha estrutura cada vídeo com um dado real, seguido da história de um animal acolhido, e encerra com a frase que dá nome à iniciativa: “Agora você sabe”. Os casos são de animais que hoje vivem sob cuidados permanentes do Instituto e os roteiros são narrados por personalidades que participam da divulgação do tema e cedem suas vozes para ampliar o alcance das histórias. A lista de participantes inclui Patrícia Pillar, Angélica, Marcos Pasquim, Marcelo Novaes, Nelson Freitas, Igor Rickli, Aline Wirley e outros nomes. Os vídeos estão sendo postados no Instagram, acompanhe aqui.
A campanha foi conduzida pelo ator, apresentador e ativista Sérgio Marone, que visitou as instalações, conheceu as equipes e os animais retratados.
Influência do mal
O Instituto Líbio também pontua a influência dos conteúdos digitais que retratam animais silvestres como animais domésticos. De acordo com o Instituto, curtidas e compartilhamentos de vídeos que exibem filhotes sendo alimentados ou tratados de forma humanizada podem estimular a demanda e fortalecer o ciclo de exploração.
Tal situação ainda é pouco falada, por isso é preciso evidenciar a responsabilidade de cada indivíduo ao engajar em conteúdos como este. Em 2024, o Instituto Ampara Animal lançou uma ação exatamente sobre o tema. Batizada de “Alg*ritmo Selvagem (Reset)”, a campanha buscou incentivar a reflexão sobre a influência de nossas interações online e a participação ativa da reinicialização dos algoritmos, uma vez que as redes sociais tendem a mostrar mais os assuntos que interagimos com curtidas e comentários.
Fonte: CicloVivo