Uma espingarda calibre 36, dois cartuchos carregados do mesmo calibre, várias esferas de chumbo, pólvora, doze esporas utilizadas em briga de galos, um viveiro móvel, oito gaiolas, um alçapão, um papagaio, uma maritaca, quatro coleiros e um bico-de-lata, foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (19), em uma residência no Assentamento Castro Alves, município de Pedro Canário.
Os policiais estiveram no local após o recebimento de denúncias anônimas contra um cidadão de 22 anos, que confessou utilizar a arma para matar gaviões bem como confirmou a prática de briga de galos em seu quintal, após as apreensões das esporas e quando os policiais encontraram no quintal da residência um “tambor”, local onde ocorrem as brigas de galos e viveiros onde as aves ficam acondicionadas.
O cidadão foi conduzido para a Delegacia de Polícia local juntamente com os objetos e os pássaros apreendidos, onde foi autuado por porte ilegal de arma e munições, respondendo também pela manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida licença.
Vila Valério
Outra equipe esteve na mesma data, na localidade de Jacarandá, município de Vila Valério, onde constataram uma queimada de vegetação nativa de quase um hectare, denunciada via telefone para sede do BPMA em São Mateus.
Durante a ocorrência, os policiais encontraram de posse da responsável, um papagaio sem o devido registro. A cidadã foi notificada a comparecer ao Juizado Especial Criminal de São Gabriel da Palha, onde irá responder criminalmente pela queimada e por manter a ave em cativeiro sem registro.
Fonte: Folha Vitória