A área verde que fica atrás do Parque da Água Vermelha, na zona sul de Sorocaba, sofreu mais um ataque nesta terça, dia 3. No início da tarde, o terreno pegou fogo, destruindo boa parte da mata ciliar que ainda existia no local.
A página PORQUE tem denunciado os ataques que esta área tem sofrido desde dezembro do ano passado. Um córrego que existia no local e despejava suas águas nos lagos do parque já foi soterrado e boa parte da área verde deu lugar a empreendimentos imobiliários que avançam na região, destruindo a natureza.
Na última quarta-feira (04), um morador da região entrou em contato com a PORQUE para denunciar o incêndio. Para ele, o incêndio foi proposital: “Começou bem próximo da mata ciliar, é isso que querem, acabar com toda a vegetação ao redor do parque e permitir o avanço de novas edificações próximas as nascentes. Venho acompanhando há dias uma empresa fazendo a roçagem do terreno e, agora, acontece o incêndio”, disse.
A PORQUE faz parte de um grupo de WhatsApp composto por moradores da região do Parque da Água Vermelha. Por volta das 15h30, uma moradora escreveu: “Colocaram fogo no mato atrás do Parque. Muita fumaça”. Em seguida, outra moradora respondeu: “Não dá pra respirar”. Às 16h42, uma participante do grupo contou que os bombeiros chegaram ao local, mas que os moradores já haviam feito um mutirão e apagado o fogo.
Os moradores também já denunciaram para a Prefeitura de Sorocaba os diversos ataques que as áreas verdes no entorno do Parque tem sofrido, mas o poder público não tem feito nada para impedir a destruição da natureza.