Um pássaro pega australiano foi resgatado após ficar preso em uma árvore, pendurado de cabeça para baixo por uma corda a cerca de 15 metros do chão, durante uma tempestade recente.
Quando o Santuário de Vida Selvagem Bonorong, localizado na Tasmânia, soube da situação do pássaro, eles sabiam que precisavam ajudar. Mas ele estava tão alto na árvore que não podia ser alcançado com uma escada comum.
Então, o santuário fez uma postagem no Facebook pedindo ajuda. “Imediatamente, fomos inundados com apoio e mensagens de boa sorte”, escreveu o Santuário de Vida Selvagem Bonorong no Facebook.
Em poucas horas, um arborista chamado Trent O’Shea chegou para ajudar a ave que precisava desesperadamente de socorro. Com seu equipamento especial, ele conseguiu escalar a árvore e libertar o pássaro. “Foi uma escalada desafiadora, logo após o anoitecer”, escreveu O’Shea no Facebook.
Quando O’Shea conseguiu removê-lo, ele percebeu o motivo de o pássaro ter ficado preso. A ave tinha uma linha de pesca enrolada em sua perna.
O Santuário de Vida Selvagem Bonorong precisou resgatar diversas outras aves de situações semelhantes recentemente. À medida que elas coletam materiais para seus ninhos durante a primavera, acabam com um desses materiais presos em seus pés.
“Infelizmente, com itens como barbantes, linhas de pesca e outros tipos de lixo comumente encontrados espalhados pelo meio ambiente, é bastante comum ver pássaros ficarem enredados”, escreveu o santuário no Facebook.
O santuário recomenda guardar qualquer lixo ou pedaços soltos de corda fora do alcance da vida selvagem para evitar que os pássaros fiquem presos.
Após o resgate, o Santuário Bonorong rapidamente levou o pássaro ao veterinário, que conseguiu remover a linha de pesca com sucesso.
Como o pássaro provavelmente ficou com a linha de pesca presa em sua pata desde a primavera de 2023, é provável que estivesse voando com ela por meses, por isso sua perna ficou machucada.
O Santuário Bonorong vai manter o pica-pau em suas instalações até que esteja recuperado o suficiente para voltar à natureza. “Felizmente, o pássaro está se recuperando bem!”, atualizou a instituição no Facebook.