Na última terça-feira (10), na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, MS, um incêndio criminoso devastou parte da vegetação, deixando animais e aves mortas, segundo informações do R7.
De acordo com testemunhas, usuários de drogas teriam provocado o incêndio e fugido em seguida. O fogo foi ateado no terreno próximo ao prédio da antiga Tec Mac.
O fogo consumiu rapidamente o local, atingindo principalmente as palmeiras onde as araras mantinham seus ninhos. As aves foram mortas no incêndio junto com seus ovos.
Em um dos casos, para proteger o filhote, uma das araras permaneceu junto ao ninho na palmeira que estava sendo consumida pelo fogo. Os animais foram encontrados carbonizados no terreno.
Além disso, uma outra arara estava à procura do filhote e da companheira em meio ao incêndio. Ela foi vista na copa de uma das árvores. Entretanto, os ovos foram achados nos destroços.
A arara é um animal vulnerável e corre risco de extinção, além de serem animais monogâmicos o que torna a perda das aves lamentável.
Por fim, a Polícia Militar foi acionada pelos locais e a mesma informou que o caso deverá ser apurado.