EnglishEspañolPortuguês

Arara é encontrada em Fagundes (PB) e passa por processo de reabilitação

3 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Foto: Reprodução


“O Sr. Aluizio viu aquela ave enorme voando e dois carcarás, ave de rapina muito comum no nordeste, perseguindo a arara. Ela estava cansada e pousou no campo próximo a casa onde ele vive. O morador afugentou os carcarás e levou a ave para sua casa, entrando em seguida em contato comigo.  Após isso, acionei o IBAMA para vir pegá-la para enviar ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres),  explicou o ambientalista Aramy Fablicio.

A fazenda onde a arara foi encontrada faz parte do projeto de Aramy, o Biqueira Velha, que consiste em afixar placas feitas de zinco reciclado com os dizeres: Proibido Caçar e Capturar Animais. Daí vem o nome Biqueira Velha. O projeto também faz educação ambiental com os proprietários de terra, em resultado, quase não há mais lugares para os caçadores e traficantes de animais praticarem seus crimes em Fagundes e região.

“Como essa arara veio parar em Fagundes, não se sabe ao certo, mas pela aparência dela com certeza veio de algum cativeiro, pois no mercado negro brasileiro uma arara como essa custa em torno de 20 mil reais, no exterior pode valer mais de 60 mil reais. Mais uma vez parabenizo o senhor Aluisio e sua família por me chamar para que eu pudesse fazer a entrega desse belo animal ao IBAMA que dará o destino correto à ave”, disse o ambientalista.

Quando os moradores e até criadores de passarinhos entregam seus pássaros a Aramy, ou quando as aves da flora estão em condições de serem reintegradas a natureza, elas são soltas numa área próximo a Fagundes denominada de Natureza Livre, mais um projeto do ambientalista Aramy.

Na manhã de quinta-feira (1), Aramy devolveu a arara ao IBAMA de Campina Grande, onde serão feitas as primeiras análises dos animais que depois são enviados ao CETAS em Cabedelo.  Lá, é realizado um trabalho de acompanhamento do animal para ver se ele tem condições de ser reintegrado a natureza.

Fonte: Click PB

Você viu?

Ir para o topo