EnglishEspañolPortuguês

AMIZADE

Arara-canindé pega 'carona' em carros e motos em estrada de MT

O pássaro, apelidado de Blue da Vila, vive solto na natureza, mas chamou a atenção devido à simpatia e recepção com os moradores e visitantes de uma comunidade rural.

17 de julho de 2025
Abder Khan
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Uma arara-canindé tem chamado atenção de moradores e pessoas que passam pelo sítio do Pindaival, na região Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, devido à simpatia e recepção com os visitantes. Vídeos feitos no sítio nesta semana mostram o pássaro, apelidado de Blue da Vila, pegando ‘carona’ com motoristas e motociclistas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

Ao g1, filha dos donos do sítio, Sueli Murta da Silva, contou que Blue vive solta na natureza, mas frequenta a propriedade da família há alguns anos. Segundo ela, o pássaro fez ‘amizade’ com os moradores e tem até ‘ciúmes’ de um afilhado dela quando alguém se aproxima.

“Esse final de semana que a gente estava no sítio, ela [arara] ficou o tempo todo lá. Quando a gente foi embora, nos acompanhou até em parte da estrada e depois voltou”, contou.

Além de ser uma boa companhia, a arara é conhecida por ser bagunceira, segundo Sueli.

“Blue adora tirar as roupas da minha irmã do varal e jogar no chão, cata uma por uma e joga no chão. Ele é uma comédia”, comentou.

A espécie

A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes as da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.

Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.

A espécie costuma fazer ninhos em buracos em troncos, onde põem ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento nos bicos.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo