Uma família de Iporá, no Oeste de Goiás, entregou uma arara-azul ao Corpo de Bombeiros, depois que a ave caiu no quintal da casa. Segundo os militares, esses animais vivem, na maioria das vezes, no pantanal brasileiro e estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.
De acordo com os bombeiros, com a queda, a arara teve uma das asas quebradas. Por conta disso, os moradores da residência passaram a cuidar da ave. Após alguns dias, uma funcionária de um posto de saúde da cidade viu o animal na casa e convenceu os moradores a levarem o animal até os bombeiros.
“A arara ficava no quintal deles comendo côco, então, eles jogavam ração e ela comia junto com as galinhas. Pelo jeito que ela tava, provavelmente, ela chegou a ficar com as galinhas dentro do galinheiro”, contou o sargento Ulisses. “Ela estava com a plumagem muito machucada, as mãos calejadas e o bico estragado, então, ela poderia estar presa em algum lugar”, completou.
Na tarde de quinta-feira (28), as equipes dos bombeiros levaram a ave para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Goiânia.
A Organização Não Governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF) destaca que, apesar da beleza, as araras-azuis são animais ameaçados de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do habitat natural delas por conta do desmatamento. Por isso, reforça que o mais bonito dessa ave é viver na natureza, onde ela pode se reproduzir naturalmente.
Fonte: Mais Goiás