A arara não é de estimação de nenhum morador e de uma hora para outra conquistou a simpatia de populares, depois que passou a sobrevoar crianças que brincam na Rua Tibúrcio Gomes Portela e a pousar no braço delas, e até mesmo acompanhar motoqueiros que transitam pelo local. Um dos moradores passou a alimentá-la duas vezes por dia, o que acabou fazendo com que ela não deixe mais de se apresentar para o público que passou a admira – lá. Depois do “café-da-manhã” ela deixa o local rumo às áreas verdes no entorno da cidade e retorna no final da tarde para o deleite dos moradores.
O empresário Sebastião Rondon Neto, que mora nas proximidades já está tão familiarizado com a ave, que ao chama-lá pelo apelido de “vó” a mesma pousa no seu braço para se alimentar e provoca admiração de quem assiste. O mesmo acontece com sua filha Mirieli Rondon, 7, que já se acostumou com os sustos que ela provoca para pousar na sua cabeça ou braço.
O cabeleireiro e vereador Luiz Garcia Taborda que possui um ponto comercial, no palco de apresentação da arara, também está admirado com o estilo amigável da visitante. Segundo ele, ela apareceu derrepente atraída pelos gritos e movimentação das crianças que brincam na rua e passou a observá-los de cima das casas, placas de sinalização ou carros estacionados ali, de repente começou a seguir motoqueiros e agora já brinca com jovens e adultos.
“Ela já conquistou a todos que moram aqui perto e os que passam todos os dias e acaba realizando um espetáculo diário muito bonito, e de certa forma nos dá uma lição de que é possível o convívio com o homem de forma sadia” disse.
O comportamento típico deste animal é brincalhão e também afável natural, estas aves se tornam muito grandes na fase adulta, chegando a cerca de 85 cm de altura, e podem viver cerca de 40 anos.
Mais importante que tudo isso é o fato de estar em extinção, devido ao grande número de exemplares capturados e ao crescente desmatamento que vem sendo feito pelo homem nas florestas e áreas naturais. Em cativeiro, elas costumam se alimentar de comida feita à base de amendoim, girassol e milho verde, gostam também de comer fruta, particularmente banana, mamão e coco, e algumas destas aves apreciam alguns gomos de laranja, se bem que este tipo de alimento pode ter algum efeito negativo no aparelho digestivo.
Os especialistas desaconselham mantê-las fechadas e em gaiolas e afirmam que a arara só é capaz de aprender algumas palavras isoladas. Existem de acordo com o site Saúde Animal, cerca de 18 espécies de arara, todas com bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. O bico forte permite que elas escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos. As araras, em geral, fazem ninhos no oco de árvores como palmeiras. Os ovos são postos na primavera e os adultos alimentam os filhotes regurgitando a comida. Com seis meses de idade as araras já são adultas.
Fonte: 24 Horas News