EnglishEspañolPortuguês

Aquário de Washington fecha e deixa 2.500 animais sem abrigo

19 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Hamann (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Aquário Nacional de Washington (EUA) pode ter fechado as portas para a visitação pública desde setembro, mas o trabalho duro continua para 14 funcionários do local. Afinal de contas, fechar um aquário não é simplesmente desligar os tanques, pois há milhares de criaturas do mar que precisam de novas casas. As informações são do Care2.

Como o National Geographic explica, a boa notícia é que o Aquário Nacional não é tão grande. Enquanto locais de maior abrangência, como o Aquário da Baía de Monterey, abrigam até 35 mil animais, o de Washington possuía apenas 2.500. Desses, cerca de metade já encontraram novo lar, pois serão aceitos pelo Aquário Nacional de Baltimore.

Para os restantes, os funcionários e voluntários vão passar cerca de seis meses buscando novos lares. São cerca de mil espécies diferentes e todas elas precisam de locais seguros para que possam ser levadas. O que surpreende bastante é o fato de que não há regulamentação específica para o transporte de animais marinhos, por isso os voluntários utilizam a criatividade para garantir a segurança das espécies.

Um par de jacarés estava entre os primeiros a deixarem o aquário e estavam também entre os de mais difícil remoção. Também há vários peixes raros e enguias, que precisam de cuidados especiais para que nada de mal aconteça durante o transporte. Há ainda uma grande quantidade de animais muito pequenos, que demandam mais cuidados na captura para o transporte, pois podem ficar “invisíveis” em alguns momentos.

O Aquário de Washington foi inaugurado em 1878 e funcionou como uma instituição sem fins lucrativos desde o início. Ele era alocado inicialmente no Monumento de Washington, mas foi levado para o Departamento de Comércio em 1932. O fechamento em 2013 se deu pelas reformas no local, que tornaram impossível a manutenção do aquário. Funcionários do Aquário não perdem as esperanças de que o Aquário Nacional possa ser reaberto algum dia, mas ainda não têm ideia de quando ou onde isso pode acontecer.

Você viu?

Ir para o topo