da Redação
Foi aprovado nesta terça-feira, 29, na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 668/2011, que determina às concessionárias de energia a adoção de medidas que impeçam o acesso de mamíferos silvestres aos fios de alta tensão.
A proposta do Deputado Estadual Feliciano Filho prevê medidas de proteção aos animais, tais como instalação de cones que impeçam o acesso dos animais à rede elétrica, a colocação de fios encapados ou o aumento da distância entre os fios para acabar com o risco de contato. O projeto prevê ainda criação de corredores ecológicos onde houver trânsito desses animais.
“Macacos, gambás e até preguiças escalam os postes onde, em contato com os fios, acabam sendo mortos ou mutilados. É dever do Estado defendê-los,” explica o deputado Feliciano.”
As concessionárias que não se adaptarem poderão pagar multa de 7 mil reais por poste, que será revertida a entidades de proteção animal estabelecidas no local da infração.
O projeto pode ser votado em plenário a qualquer momento. Confira o texto na íntegra aqui.