Por Marcela Couto (da Redação)
O apresentador americano de game-show e ativista pelos direitos animais de longa data Bob Barker fez um apelo para que a tribo indígena Cherokee, da Carolina do Norte, nos EUA, pare de exibir ursos em jaulas e áreas de confinamento nos zoos locais.
O jornal Citizen-Times de Asheville noticiou que Barker encontrou-se com o cacique Michell Hicks e mais cinco membros do conselho tribal. Ele classificou as condições dos ursos como desumanas e pediu que os animais sejam entregues para um santuário na Califórnia.
“É inacreditável que, em uma civilização avançada como a nossa, ursos ainda sejam mantidos em jaulas em alguns lugares dos EUA,” disse Barker, que tem origens indígenas e cresceu em uma reserva indígena na Dakota do Sul. “Imagine que sua vida acontecesse 24 horas por dia, 7 dias por semanas, mês a mês, dentro de um espaço confinado”.
Os ursos são colocados em espaços confinados com muros e grades em três “atrações” locais que são denominadas pelos índios como zoos e parques temáticos.
O cacique Hicks declarou que a tribo segue padrões federais de cuidados e tratamento com os ursos. Barker irá discutir o encontro em uma conferência na quarta-feira.
Collee Coggins, que cuida dos animais em um dos zoos, disse que os ursos não ficam o dia todo nos espaços confinados. “Nós amamos nossos animais, eles são como pets para nós”.
Com informações de Citizen Times.com