Por David Arioch
O apresentador inglês e naturalista Chris Packham, da BBC, disse esta semana durante entrevista à jornalista da BBC Victoria Derbyshire que ele tem recebido ameaças de morte.
As ameaças começaram depois que o apresentador liderou uma campanha contra a matança indiscriminada de 16 espécies de aves qualificadas como “pragas” pelo Sindicato Nacional dos Fazendeiros.
Na campanha realizada por Packham em parceria com a organização Wild Justice, eles mostraram que muitas aves estavam sendo mortas sem qualquer relação com a justificativa defendida pelo Sindicato Nacional.
Até então, os produtores tinham permissão para exterminarem as aves, mas agora é necessário solicitar permissão para abatê-las – o que irritou muita gente e fez com que fazendeiros se voltassem contra o apresentador da BBC.
Chris Packham relatou a Victoria Derbyshire que já penduraram corvos mortos na entrada de sua casa e também lhe enviaram inúmeras correspondências ofensivas e obscenas.
No entanto, entre as piores estavam uma carta em que o remetente trazia detalhes de uma suposta “orquestração de sua morte” e uma lista de coisas que seus detratores consideram fazer – como envenená-lo ou sabotar a parte mecânica de seu carro.
“Não posso permitir que essas coisas me influenciem. Há poucas pessoas lutando para proteger o nosso meio ambiente, nossas paisagens e a nossa vida selvagem”, declarou à jornalista.
Packham, que no início do ano decidiu cortar alimentos de origem animal da sua alimentação, lembrou que seu endereço tem sido divulgado nas mídias sociais incentivando mais pessoas a enviarem aves mortas para sua casa.