O apresentador da BBC, Chris Packham, está pedindo imagens realistas em embalagens de caixa de ovos e outros produtos de origem animal. Packham afirma que estas embalagens são bastante enganosas para os consumidores, e ele está defendendo a total transparência sobre a realidade em que vivem os animais de indústria.
Ao longo dos anos, Packham analisou o marketing exibido em vários pacotes de carne, ovos e lácteos, e ele achou isso desonesto. A manteiga vem em embalagens com vacas em pastagens solares, caixas de leite, muitas vezes mostram celeiros vermelhos alegres e caixas de ovos possuem desenhos animados de pintinhos.
O apresentador acredita que essas imagens agradáveis estão em contraposição com a realidade em que os animais são alojados em cativeiros escuros e apertados e tratados de forma desumana. Para refletir sobre a realidade da crueldade animal e o que ocorre na produção em massa de produtos de origem animal, ele está pedindo “embalagem honesta e factual”.
Para mostrar aos consumidores a verdade de onde a comida realmente vem, Packhman sugere que as empresas coloquem etiquetas de advertência e imagens nas embalagens de produtos de origem animal. Em uma entrevista com o jornal The Times, ele disse: “Há fotografias em pacotes de cigarros de pulmões doentes em uma tentativa de ser factual, mas tão chocante quanto possível, por que não fazer isso nestes alimentos?” Isso significaria substituir as embalagens com desenhos por fotografias reais de frangos apertados em gaiolas, vacas ligadas a máquinas de ordenha e animais mortos para retratar a realidade do que os consumidores estão realmente comendo.
Embora chocante, Packham acredita que esta tática seria um passo positivo para melhorar o bem-estar animal e aumentar o conhecimento dos consumidores. Ele argumentou: “Se você pegar um pacote de ovos de uma fazenda horrível e tiver uma fotografia de aves em gaiolas apertadas, o impacto nas vendas seria instantâneo”.
Apesar da grande quantidade de produtos no mercado que fazem este tipo de marketing descrito por Packham, um caso emblemático no Brasil a marca de queijo “A vaca que ri”, mostra na embalagem uma vaca simpática e contente. Uma construção totalmente contrária em relação ao que estes animais sofrem todos os dias em indústrias de alimentos em que forçados a passarem por procedimentos cruéis que, na maioria das vezes, resulta em morte mas para a indústria tornam-se apenas outro produto.
Esta não é a primeira vez que Chris Packham aborda o tema dos direitos animais. Em 2014, ele escreveu uma carta aos produtores de “I’m A Celebrity … Get Me Out of Here!”, em tradução livre “Eu sou uma celebridade … me tire daqui!”, um programa de televisão em que os concorrentes comem insetos vivos e interagem com animais selvagens. Ele afirmou que o show estava apoiando o abuso de animais e pediu que ele acabasse com os desafios “desumanos e embaraçosos” que colocavam em risco o bem-estar dos animais . Packham também se opôs publicamente a caça animal.