EnglishEspañolPortuguês

Apreensão de animais abandonados terá início, em Rio Claro (SP)

13 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Agora falta pouco para a retomada do serviço de apreensão e recolhimento de animais de grande porte em Rio Claro (SP). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Milton Machado Luz, o início da operação depende apenas da chegada de uma caminhonete para puxar a carreta que fará o transporte dos animais. A carreta já foi comprada e foi apresentada à comunidade no dia 24 de junho, aniversário da cidade.

A prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que a caminhonete está sendo reformada e deverá ficar pronta em alguns dias. A administração afirma que “a estrutura física do piquete e as instalações básicas para iniciar o recolhimento de animais já estão prontas. Da mesma forma, já temos a equipe preparada para executar a tarefa de recolher os animais”.

O serviço de apreensão e coleta dos animais soltos nas ruas será realizado pela equipe da Vigilância Patrimonial do município sob o comando de Marcelo de Campos. De acordo com ele, uma equipe de seis profissionais irá trabalhar na operação que contará com o apoio de profissionais de outras secretarias, como Saúde, Agricultura e Segurança.

De acordo com a prefeitura, o serviço será melhorado aos poucos. “Iniciado o atendimento, a prefeitura vai, gradativamente, incorporar mais melhorias ao sistema, especialmente quanto ao espaço físico localizado na área do antigo Matadouro”, explica.

A retomada do serviço deve resolver o problema dos animais soltos pelas ruas que aumenta o risco de acidentes. Em entrevista anterior ao JC, o secretário Milton Machado Luz disse que captura e liberação dos animais será feito com base na legislação vigente.

Após a captura, o tutor tem prazo de cinco dias para reaver os animais, mediante apresentação de documentos ou testemunhas que comprovem a guarda, além de pagamento de multa. Se isso não for feito, o animal ficará disponível para leilão. Caso ele não seja arrematado, ficará sob responsabilidade da prefeitura.

Fonte: JC

Você viu?

Ir para o topo