Uma baleia encontrada com redes de pesca profissional foi salva por um equipe de resgate de Provincetown, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
O Centro de Estudos Costeiros (CCS), informou que uma equipe de vigilância das baleias-francas estavam fazendo uma pesquisa de rotina e avistaram a baleia em apuros. A equipe de Resposta de Conflito de Animais Marinhos da CCS saiu em um barco de resgate e encontrou a baleia com a assistência do avião utilizado na pesquisa.
O grupo informou que a fêmea da baleia tinha uma corda muito grossa enrolada em torno de sua mandíbula e boca. A CCS acrescentou que a baleia estava em condições físicas precárias, pois os exames indicaram que ela estava enredada no mesmo equipamento há pelo menos três anos.
Ainda conforme a equipe de resgate, a corda que envolvia a baleia não possuía uma linha à qual pudessem colocar boias. Normalmente, as boias colocam a baleia na superfície para que as equipe possam remover o objeto.
A corda foi cortada e se deteriorará no mar. A CCS afirma que os pesquisadores continuariam monitorando a baleia, caso ela precise de mais ajuda. As baleias-franca estão criticamente em perigo, o que segundo a CCS, tornou a salvação desta baleia ainda mais vital.
“Com apenas 433 baleias-franca do norte do Atlântico, a perda de uma fêmea reprodutora e de seus futuros filhotes teria um efeito devastador sobre a sobrevivência da população”, finalizou