EnglishEspañolPortuguês

BUSCA POR ABRIGO

Após ter habitat destruído, urso-pardo tenta fazer toca para se proteger do inverno no porão de uma casa

16 de outubro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | Colorado Parks and Wildlife

Um urso-pardo de aproximadamente 10 anos foi sedado e resgatado após tentar fazer sua toca para hibernação no porão de uma casa no Colorado. Com as mudanças climáticas e a destruição dos habitats em razão da ação humana, animais selvagens estão migrando para regiões ocupadas por pessoas em busca de abrigo e alimentos.

O urso foi carinhosamente batizado de “Durango” e deu trabalho para uma equipe de guardas florestais da Colorado Parks and Wildlife, porque o animal pesa cerca de 180 kg e precisou ser retirado da toca improvisada desacordado, a fim de evitar que o animal ficasse assustado e pudesse reagir de forma agressiva.

A equipe de resgate foi chamada pelo casal que mora na casa e, com frequência, ouvia barulhos vindo de baixo da residência. Quando foram checar, encontraram o urso e ficaram com medo. Antes de tentarem tomar qualquer atitude por conta própria, acionaram as autoridades responsáveis, que rapidamente foram realizar o salvamento.

Durango foi arrastado com a ajuda de uma lona até uma área segura do parque com bastante oferta de alimento e então reanimado com a ajuda de um equipamento de eletrochoque. Assim que acordou, os guardas confirmaram que não havia nenhum ferimento no animal e o liberaram. Um pouco desnorteado, ele correu em direção a uma moita.

Cerca de 20 mil ursos-pardos vivem naquela região do Colorado. Apenas em 2021, mais de 50 animais migraram para áreas urbanas e precisaram ser resgatados. Este ano, com os desequilíbrio das estações, os ursos estão em busca de locais protegidos para hibernar, mas há poucas opções na natureza, o que preocupa especialistas.

O maior temor é que, sem ter como descansar, esses animais sofram sequelas emocionais e apareçam em áreas urbanas causando acidentes ou interações negativas com seres humanos. Existe ainda a questão da vulnerabilidade em relação à caça. A proximidade do inverno no Hemisfério Norte pode se tornar um ponto crítico para a sobrevivência desses ursos.

Foto: Reprodução | Colorado Parks and Wildlife

    Você viu?

    Ir para o topo