Uma baleia jubarte presa a uma âncora de mais de uma tonelada demonstrou gratidão ao mergulhador que se envolveu em seu resgate. James e outros voluntários perceberam que o animal precisava de ajuda e mergulharam no mar para libertá-lo. A baleia, após nadar em círculos ao redor dos mergulhadores, parou com seu rosto bem próximo a James, e olhou-o fixamente em um gesto comovente de agradecimento.
Baleias são animais que vão à superfície somente para respirar e voltam imediatamente para a água. Por essa razão, o comportamento desta baleia, que continuou acima da água, chamou a atenção do mergulhador James, que notou que o animal estava angustiado.
“A baleia apareceu para respirar e continuou com os olhos acima da superfície e então, ela olhou para mim. Eu poderia dizer que estava de fato olhando para mim”, conta o mergulhador. Ao perceber que a baleia precisava de ajuda, James colocou a mão em seu rosto e disse: “estou aqui para te ajudar, eu não vou te machucar”.
O mergulhador nadou em volta da baleia e descobriu que a causa da aflição e o comportamento incomum dela eram causados pela âncora de mais de uma tonelada presa à cauda do animal.
Então o mergulhador e um grupo de voluntários começaram a tentar libertar a baleia e, após horas de intenso trabalho, conseguiram.
Depois de libertar a baleia e observar o animal agradecê-los, os mergulhadores assistiram emocionados a ida da jubarte em direção ao mar aberto.
Veja a seguir o vídeo do relato de James sobre o resgate (vídeo em inglês sem legendas):