Policiais militares ambientais de Campinas (SP) resgataram 71 animais em condições de maus-tratos, na manhã deste domingo (23), em uma casa no distrito de Barão Geraldo. Segundo o PM Antônio Carlos Lucas, a corporação foi ao local após denúncia feita por um grupo de voluntários do município que atua na área de proteção aos animais.
“Após negociarmos durante duas horas com a tutora, ela permitiu a nossa entrada. No local, encontramos 57 cães, 11 gatos e três galináceos vivendo juntos em um espaço insalubre e pequeno, com um forte cheiro de fezes e urina. Um veterinário constatou os maus-tratos”, explicou. Segundo Lucas, dez cães foram levados ao Centro de Controle de Zoonoses, enquanto os outros animais ficaram sob cuidados da entidade. A advogada Larissa Vida, que atua no grupo, disse que problema semelhante relacionado à mesma casa ocorreu em 2006, quando 30 animais foram resgatados do local.
De acordo com a PM Ambiental, a proprietária da residência, uma professora de 50 anos, foi multada em R$ 36,5 mil pelo crime de maus-tratos e terá prazo de 20 dias para recorrer. “Ela alegou que fica com dó e recolhe os animais para cuidar. Havia água, comida, mas o espaço no fundo da casa é pequeno”, explicou Lucas. Ele afirmou que na casa ainda permaneceram nove cães, que estavam na área interna, uma vez que o veterinário não constatou riscos a eles. O caso foi registrado pelo 4º Distrito Policial de Campinas, no Taquaral.
Fonte: G1