EnglishEspañolPortuguês

Após pressão de ativistas, BBC transmite investigação que mostra crueldade contra vacas

16 de fevereiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

A British Broadcasting Corporation (BBC) atendeu o pedido de ativistas em defesa dos direitos animais e transmitiu uma investigação realizada pela organização Animal Equality em uma fazenda leiteira em Carmarthenshire, no País de Gales. O programa, intitulado A Cow’s Life: The True Cost Of Milk (A vida de uma vaca: o verdadeiro custo do leite, em tradução livre), mostrou abertamente imagens aterradoras de funcionários chutando, socando e batendo na cabeça de vacas com pás.

O objetivo da pressão feita pelos ativistas foi mostrar os bastidores da indústria de laticínios e rapidamente despertou a fúria e críticas de empresários do setor. Muitos acusaram a BBC de promover desinformação e generalizar que toda a produção de leite é intrínseca à crueldade animal enquanto muitos pecuaristas seguem as supostas “normas de bem-estar animal”. A fazendo alvo da investigação, inclusive, tem um selo de tratamento animal “humanitário”.

Foto: Reprodução | Daily Mail

As imagens mostram vacas maltratadas, incluindo espancamentos repetidos e bezerros sendo despejados de escavadeiras em caçambas. Influencers, como o naturalista Chris Packham, aproveitaram a ocasião para replicar os vídeos e mostrar aos seus seguidores o que está por trás do queijo e leite vendidos em padarias e supermercados. A Animal Equality afirma que este é o momento para discutir o fim do consumo de alimentos de origem animal.

A Red Tractor, empresa responsável por oferecer um certificado de bem-estar animal para a fazenda alvo da investigação tentou se eximir da responsabilidade. “Proteger a saúde e o bem-estar animal é uma prioridade e levamos muito a sério qualquer alegação de violação de nossos padrões. Atacar animais é inaceitável e, ao ver as imagens, a certificação desta fazenda foi imediatamente suspensa. Uma investigação completa foi iniciada”.

Nota da Redação: lamentavelmente, a humanidade tem o hábito de classificar animais como os domésticos, como cães e gatos, espécies dignas de serem protegidas, amadas e cuidadas e são indiferentes aos animais chamado de “criação”, cuja existência, supostamente, só é justificável para atender os desejos humanos, como vacas, porcos, ovelhas e galinhas. O que muitos querem ignorar é que esses animais são tão inteligentes, sencientes e dignos de serem respeitados como qualquer outro ser vivo.

    Você viu?

    Ir para o topo