Após o flagrante de despejo de esgoto no mar da Praia do Morro e três pontos serem classificados como impróprios para banho em Guarapari, uma nova análise divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (18) apontou que todas as 11 praias da cidade estão todas próprias para banho.
Nesta segunda (16), a prefeitura informou que o ponto localizado em frente ao Edifício Maison Classic, na Praia do Morro, outro na Praia das Virtudes (em frente a praça) e um terceiro na Praia das Castanheiras (próximo ao Siribeira Iate Clube) estavam impróprios para banho e disse que uma nova análise seria feita.
“Considerando as condições meteorológicas antes da análise, que foram de muitas chuvas, uma nova coleta será realizada nesta semana”, disse a prefeitura na ocasião.
A avaliação é feita semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 13 pontos e, segundo a prefeitura, a reanálise foi feita no início da semana nos três pontos que estavam impróprios para banho na segunda.
Confira todos os pontos agora próprios para banho
- Ponto 1 – Praia de Meaípe – Em frente ao Hotel Gaeta
- Ponto 2 – Praia de Bacutia – Em frente ao Ed. Reserva da Bacutia
- Ponto 3 – Praia de Peracanga – Em frente ao Ed. Monteiro Lobato
- Ponto 4 – Praia da Areia Preta – Em frente ao Ed. Solar da Praia
- Ponto 5 – Praia das Castanheiras – Próximo ao Siribeira Iate Clube
- Ponto 6 – Praia dos Namorados – Em frente ao Hotel Atlântico
- Ponto 7 – Praia da Virtudes – Em frente à praça
- Ponto 8 – Prainha de Muquiçaba – Em frente à Rua Francisco Furtado
- Ponto 9 – Praia do Morro I – Em frente ao Ed. Varandas de Guarapari
- Ponto 10 – Praia do Morro II – Em frente ao Quiosque 9
- Ponto 11 – Praia do Morro III – Em frente ao Ed. Maison Classic
- Ponto 12 – Praia de Santa Mônica – Em frente à Rua Santa Rita
- Ponto 13 – Praia de Setiba – Em frente ao Quiosque Alto Astral
Na última quinta-feira (12), antes da divulgação do resultado da balneabilidade nas praias nesta segunda (16), um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou esgoto sendo despejado na Praia do Morro. O registro havia sido feito na terça-feira (10), em um dia que choveu na cidade.
Em um dos vídeos, o morador comentou sobre o mau cheiro da água. Uma mancha preta chegou a ser formada na areia após o despejo do esgoto no mar.
Na ocasião, o g1 procurou a Prefeitura de Guarapari que informou que a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) esteve no local e não foram constatadas características de lançamento de esgoto.
Já a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) disse que a água saindo na praia nas imagens saía da galeria pluvial, que não é de responsabilidade da Companhia e o esgoto era fruto de ligações irregulares.
Fonte: G1