A praia de Juquehy, localizada no Litoral Norte de São Paulo, na costa de São Sebastião, foi um dos locais atingidos pelo temporal que culminou numa tragédia em fevereiro de 2022.
Os deslizamentos de terra na região, provocados pelas fortes chuvas, causaram 64 vítimas fatais, além de vários feridos e milhares de desabrigados.
O governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), construiu apartamentos para que que os moradores das áreas de risco fossem beneficiados.
O Morro do Esquimó, situado a beira da rodovia Rio-Santos, em Juquehy, foi um dos lugares mais afetados, e alguns moradores beneficiados pela CDHU, abandonaram seus animais que estão à própria sorte.
Ver essa foto no Instagram
Um grupo de protetores da região chamado Patrulha Canina, por meio do seu perfil no Instagram, fez a denúncia e pede doação de ração, além de lar temporário e se possível adoção para os animais deixados para trás.
O abandono de animais é crime segundo a Lei Federal 9.605/98 e a partir de 2020 houve aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato, devido à aprovação da Lei Federal 14.064/20.