EnglishEspañolPortuguês

Após denúncia, filhotes de ema são resgatados de cativeiro em Palmas

17 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Filhotes viviam em cativeiro, em uma chácara da capital (Foto: Divulgação/Secom-TO)
Filhotes viviam em cativeiro, em uma chácara da capital (Foto: Divulgação/Secom-TO)

A Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas resgatou quatro filhotes de emas na manhã desta segunda-feira (15), na região sul da capital. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação, três machos e uma fêmea de aproximadamente um ano, eram criados em cativeiro em uma chácara. Uma denúncia anônima levou a guarda até o local.
Ainda segundo o órgão, o propriétario da chácara, Pedro Marcelino Pinto, foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. De acordo com ele, os ovos dos animais foram adquiridos em Lagoa da Confusão, a 190 km de Palmas. Ele afirma ainda que não sabia que a criação dos animais em cativeiro era crime.
De acordo com o guarda metropolitano, Heleno de Freitas, para criar animais silvestres é obrigatório ter o cadastro de criador e uma autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Conforme a secretaria, o homem foi autuado em R$ 500 por animal apreendido. Os filhotes foram levados para o Parque Estadual de Lajeado. A médica veterinária, Grasiela Alves, que acompanhou a transferências dos animais explicou que as aves ficarão em observação para serem reabilitadas até serem devolvidas ao meio ambiente.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo