EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Após comer papagaio, cachorro é agredido e deixado sem comida como punição

Policiais estiveram na casa do agressor para prendê-lo pelo crime de maus-tratos a animais, mas o homem conseguiu fugir

30 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: OAB/Divulgação

Um cachorro foi agredido e privado de alimentação pelo seu tutor, que o maltratou para se vingar do animal, que momentos antes havia comido um papagaio criado pelo homem. O crime aconteceu em Santarém, no Pará.

Um vídeo que registrou o crime foi divulgado na segunda-feira (28) nas redes sociais e repercutiu. As agressões aconteceram no Beco Marçara, na comunidade Tabocal, localizada no KM 23 da BR-163.

Com a repercussão, o caso foi denunciado às autoridades e agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental e de uma representante da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/Santarém estiveram no local do crime e resgataram o cachorro.

Com a chegada da polícia, o agressor do animal fugiu pelos fundos do imóvel e adentrou uma mata para se esconder. Buscas foram realizadas na região, mas não conseguiram encontrar o homem.

Nova chance de ser feliz

Duque, como é chamado o cachorro, estava magro e aparentava estar há várias horas sem ser alimentado. Não havia, no entanto, ferimentos no corpo do animal resultantes das agressões.

Resgatado, ele foi levado para a sede da Semma e será submetido a exames clínicos para que os veterinários da prefeitura tenham mais informações sobre seu estado de saúde para realizar o tratamento de saúde.

Após concluir o tratamento, Duque será disponibilizado para adoção responsável e poderá ter a chance de ser feliz na casa de uma família que o trate com amor e não negligencie seus cuidados.

Advogada da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Subseção da OAB, Juliana Martins, informou ao G1 que um boletim de ocorrência foi registrado para denunciar o caso. Além de responder por maus-tratos a cães, o homem também deve ser indiciado por crime ambiental, já que criava um papagaio em cativeiro.

Aumento de crimes contra animais

Dados da Semma e Cipamb apontam para um aumento de denúncias de maus-tratos a animais em Santarém. Os órgãos reforçam que é necessário que as testemunhas continuem denunciando os crimes para que os animais possam ser resgatados e os agressores punidos.

No Pará, 299 ocorrências de crimes contra animais foram registrados de janeiro a maio deste ano. Em 2020, no mesmo período, foram 105. O aumento é de 184%, conforme estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 382 denúncias relacionadas a abandono, maus-tratos, crueldade e omissão na guarda de animais.

    Você viu?

    Ir para o topo