EnglishEspañolPortuguês

VIAJANTES

Após ‘chá revelação’ para cachorra, tutor viaja com ela e filhote, e faz fotos incríveis junto à natureza

Primeira viagem do trio foi compartilhada nas redes sociais.

11 de julho de 2022
8 min. de leitura
A-
A+
Tutor e cães viajaram pelo interior do Paraná. — Foto: Reprodução G1

Viajar na companhia dos cães é o hobby favorito do microempreendedor Ricardo de Almeida Ferreira, de 30 anos. Após anos viajando na companhia da husky siberiano, Neguinha, agora o tutor cai na estrada com mais um companheiro: Bolt, um dos filhotes da cadela. Os registros da viagem refletem o amor dele por seus cachorros.

No primeiro semestre de 2022, Ricardo preparou um ‘chá revelação’ para comemorar a gestação de Neguinha. Juntos pela primeira vez, ele, Neguinha e Bolt exploraram paisagens naturais no interior do Paraná durante duas semanas de viagem, no mês de junho.

Apesar do pequeno Bolt ter apenas quatro meses, Ricardo declara que a viagem ocorre sem muitos problemas. “Em geral é tranquilo, mas tem algumas coisas que são difíceis. Por exemplo, há uma dificuldade em encontrar um hotel que aceita animais, geralmente aceita, mas é de pequeno porte. E os que aceitam de grande porte as taxas são abusivas. A maior dificuldade no fim das contas de viajar com eles, que eu encontro, é a logística de hotel. O restante é de boa”.

Na bagagem, Ricardo leva as carteirinhas de vacinação dos animais e uma autorização do médico veterinário que os atende autorizando a viagem. “Eles vão presos atrás com o cinto de segurança, que é obrigatório”, pontua.

Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira

Parceiros

Durante bate-papo com o g1, Ricardo é só amor pelos cães. “Desde que eu peguei a Neguinha, eu nunca me senti sozinho, tanto que mora só eu e os cachorros e eu nunca tive esse sentimento. Para mim, quando eu estou viajando com eles é como se eu viajasse com alguém de certa forma, porque até me pegar conversando com eles, às vezes eu me pego. É meio espontâneo”, revela.

“Quando eu escolhi ter um cachorro, eu sempre falei que eu não queria dar uma vida para ele que eu não quisesse viver. Onde eu puder levar eles comigo, eu vou levar”, diz Ricardo.

Ricardo viajou ao Paraná com duas amigas e os dois cães de estimação. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira
Ricardo viajou ao Paraná com duas amigas e os dois cães. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira

Bolt é um dos cinco filhotes que Neguinha teve. O microemprende registrou o parto da cadela em cliques que transbordam fofura. Ele relata que estimulou a cruza de Neguinha para que ela tivesse um ser da mesma espécie para brincar.

Tutor não se vê viajando mais sem os cães. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira
Bolt tem uma personalidade alegre e agitada e, pelo pouco tempo de vida, demanda bastante atenção do tutor. “Eu sempre falo que a Neguinha, de certa forma, eu não tive que ensinar muita coisa, parece que ela já veio pronta. Como ela foi o meu primeiro cachorro, eu aprendi muito mais do que tive que ensinar. Com o Bolt, eu já vejo uma diferença com relação a isso. Ele é bem inocente de tudo, mas eu vejo a Neguinha ensinando ele. Isso é bem bacana”, afirma.

Tutor garante que segue todos os cuidados para a proteção dos animais. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira
Tutor garante que segue todos os cuidados para a proteção dos animais. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira

Um momento da viagem que ficou na memória de Ricardo foi a subida no Pico Tucum, localizado na cidade de Campina Grande do Sul (PR).“ Quando eu fui fazer o rolê na montanha, eu sabia que ele não ia aguentar, que eu teria que carregar ele, e foi o que aconteceu. Eu tive que carregar 30 kg de mochila mais ele”, detalha.

Ricardo carregando Bolt para subir a montanha. — Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Ferreira

 

Porém, ao chegarem no topo, veio a recompensa.

“Quando a gente estava lá no cume, no acampamento, é muito legal ver eles brincando, a interação deles”, comenta Ricardo.

 

Bolt é o novo parceiro de aventura da dupla Ricardo e Neguinha. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira
Bolt é o novo parceiro de aventura da dupla Ricardo e Neguinha. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira

As noites também foram uma nova experiência com Bolt. “A Neguinha sempre dormiu na barraca comigo e foi a primeira vez que o Bolt dormiu na barraca, eu estava com receio dele fazer xixi, alguma coisa assim, mas foi super tranquilo”, diz o tutor.

“Tinha horas que ele queria brincar dentro da barraca e a Neguinha mordendo ele para ele ficar quieto. Chega ser surreal ficar observando, vendo como ela passa conhecimento”, comenta rindo.

‘Só vá’

Para os tutores que desejam vivenciar momentos de aventura com os animais, Ricardo é sucinto no conselho. “A dica é que não planeje nada, só vá”, diz.

“Às vezes a gente fica planejando bastante e temendo algumas coisas que por fim nem acontece. Claro que você tem que ter cautela para algumas situações, olhar e analisar se pode dar ruim. Mas, por outro lado, você só vai saber se vai dar certo ou não indo”, finaliza.

 

Trio viajou para o Paraná em junho. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira
Trio viajou para o Paraná em junho. — Foto: ArquivoPessoal/RicardoFerreira

Você viu?

Ir para o topo