Um lobo-guará, espécie ameçada de extinção, apareceu próximo a rodovia Anhanguera, na região de Vinhedo. Depois de exames ele, foi levado de volta à natureza nesta terça-feira (28).
A fêmea foi resgatada há uma semana em um condomínio vizinho à Via Anhanguera, em Vinhedo, e foi levada para a sede da Mata Ciliar, em Jundiaí. No local, passou por exames e recebeu identificação para monitoramento por meio de um rádio colar e um microchip.
Segundo Cristina Adania, veterinária responsável pelo centro de reabilitação de animais silvestres da Mata Ciliar, trata-se de uma fêmea adulta, de cerca de cinco anos, que já tem seu território estabelecido.
– Por isso era importante soltá-la na mesma região onde ela havia sido capturada. E por muito, muito pouco ela não fica em cativeiro definitivamente: era necessária uma área com vegetação, e foi muito difícil encontrar um local onde a soltura pudesse ser feita, devido à grande urbanização em Vinhedo.
Segundo Cristina, o lobo-guará um animal que não ataca gado nem seres humanos. Apesar do nome lobo, ele é mais semelhante a um cachorro, e se alimenta principalmente de frutas e caça. É um animal tímido, que, como pudemos ver, chorava na presença dos humanos, e que somente tenta sobreviver em meio à velocidade da urbanização.
O trabalho de reintegração do animal à natureza foi feita pelas equipes da Associação Mata Ciliar, Corpo de Bombeiros e a concessionária que administra a Anhanguera, CCR AutoBAn.
Fonte: R7