O antigo responsável por Ming já havia escrito o destino dela. Como se a separação de sua mãe, Mee, não fosse tortura suficiente, seu proprietário agora planejava vendê-la para um zoológico na China, onde ela provavelmente passaria a vida como uma modelo glamourosa, tão reconhecível quanto os vídeos de viagem e os cartões postais do Instagram dos humanos. Ela estava impotente, acorrentada com grilhões em uma árvore no acampamento, quase abandonada pela vida. Foi quando Aaron Jackson (@planting_peace) soube que tinha que comprar a liberdade dela. Finalmente, Ming foi resgatada e pôde provar a sensação de liberdade!
E desde aquele dia, ela não tem perdido seus refrescantes banhos de rio, como Jackson compartilhou em um vídeo adorável. Ming, a jovem elefanta asiática, agora reside na Save Elephant Foundation, no Laos, aninhada em um vale perto do Rio Nam Young. Nesta filmagem mais recente, que foi vista quase 7 milhões de vezes no TikTok, Jackson compartilhou o episódio brincalhão da vida de Ming, no qual ela vai todos os dias ao rio para desfrutar de banhos frescos e espirrando água junto com sua amiga e colega Flo.
@planting_peace Ming just loving her new life as a free elephant. She goes down to the river everyday with my friend Flo. They have such a special relationship. Thank you for helping me rescue this gorgeous girl. She will forever be free. -Aaron with @Lek_chailert @Save Elephant Foundation ♬ original sound – Aaron Jackson
Jackson, um resgatador e ativista animal, já resgatou centenas de elefantes em sua vida, e Ming é uma de suas “garotas deslumbrantes” favoritas, como ele a chama. As imagens mostram Ming mergulhando seu corpo nas águas lamacentas de tom avermelhado e tendo o momento de sua vida. Enquanto Flo e Jackson dão uma boa esfregada e fazem carinho nela, ela se envolve em atividades de brincadeira, como espirrar água nas próprias costas com a tromba, barrando com a cabeça voltada para o céu e abrindo bem a boca. “Ming está simplesmente amando sua nova vida como uma elefante livre,” disse Jackson na legenda do vídeo.
Jackson tem dezenas de vídeos que filmam os episódios do dia a dia de Ming enquanto ela percorre as florestas, mastiga folhas de árvores e brinca na lama. Uma filmagem mostra Ming ficando irritada depois de perceber que não podia entrar no barco em que Jackson e Flo estavam. Ela batia a tromba inquieta na água, tendo um momento “Kate Winslet”, como descreveu o videografista.
Jackson organizou a missão de resgate de Ming como parte de sua organização sem fins lucrativos, Planting Peace / Awake Inc., em parceria com Lek, Save Elephant Foundation, Elephant Nature Park, The Original Poop Bags, Paskow Family Foundation, The Elephant Initiative e a Marshall Family neste resgate, de acordo com uma página do GoFundMe onde ele organizou uma campanha de arrecadação de fundos para o resgate.
O vídeo deixou milhares de espectadores com os olhos marejados, alguns deles até expressando raiva do estado vulnerável dos elefantes no mundo. Outros a parabenizaram por sua nova vida, acrescentando notas de esperança e desejos. “Eu adoraria sentar na margem e simplesmente vê-la brincar o dia todo,” comentou @bonniebaltz. @samantha disse: “Espero que Ming tenha uma vida linda e longa, brincando nas águas.” @autumn disse: “Todos os animais deveriam ser livres,” algo que Jackson tem certeza que acontecerá. “Ela será livre para sempre,” ele escreve.
Traduzido de Green Matters.