Nove anos após a sanção da lei 17.918/13, que proíbe a circulação de carroças nas ruas do Recife , finalmente teve início a primeira etapa para o cumprimento da Lei que proíbe esse tipo de veículo circulando pelas ruas da capital.
A Prefeitura do Recife começou, na semana passada, uma campanha de conscientização, dos carroceiros sobre a Lei que proíbe VTAs na cidade. Foram realizadas blitz educativas em dois pontos da cidade orientando também a população, com entrega de folder aos motoristas que transitavam nas localidades.
A Ação contou com a presença da Polícia Militar, da CTTU e da Guarda Municipal e teve o apoio de quem passava pelo local.
A ativista da causa animal, Goretti Queiroz, acompanhou a ação juntamente com representantes do Fórum de Defesa Animal de Pernambuco. Para Goretti, que é autora do Projeto SOS Cavalos, que resgata cavalos em situação de risco, a ação já é uma vitória, pois desde 2013 que a proteção animal luta para tirar a lei do papel. “ É um começo, mas vamos continuar cobrando do poder público o cumprimento da lei na sua totalidade, pois entendemos que é um processo lento, mas vamos vencer”.
De acordo com o plano de ação da Prefeitura, até o próximo ano a Lei será cumprida, mas será feita de forma gradual com apoio aos carroceiros que receberão orientação para encontrarem outras fontes de renda.