EnglishEspañolPortuguês

FINALMENTE LIVRE

Após 55 anos acorrentado, elefante explorado para puxar troncos é resgatado

2 de maio de 2025
Redação ANDA
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Planting Peace

Por 55 anos, um elefante chamado Tiny passou seus dias com correntes enroladas em seu corpo, arrastando troncos pesados pelas florestas da Tailândia.

“Do nascer ao pôr do sol, sete dias por semana, o trabalho dele era puxar troncos de árvores.” disse Aaron, um socorrista da organização Planting Peace, em um vídeo para o site The Dodo.

Durante décadas, madeireiros na Tailândia exploraram elefantes para ajudar a transportar grandes troncos de árvores, forçando os animais a suportar condições extremamente duras. Segundo a Southern Thailand Elephant Foundation, essa prática agora está em grande parte proibida no país. Mas alguns madeireiros, como os que exploravam Tiny, continuam a usar esse método cruel e desumano, apesar dos avisos.

A vida de Tiny foi uma luta constante. Seus captores frequentemente o cutucavam com lanças afiadas para forçá-lo a obedecer. Sem uma dieta adequada, ele ficou desnutrido — sua coluna se projetava pelas costas, e os lados de sua cabeça estavam afundados.

Quando os defensores dos animais da Planting Peace souberam da situação de Tiny, sabiam que precisavam agir. Eles entraram em contato com os responsáveis por Tiny e começaram a negociar. Eventualmente, eles concordaram em substituí-lo por um trator, se a Planting Peace conseguisse arrecadar fundos suficientes para garantir sua liberdade. Então, a organização foi às redes sociais em busca de doações.

“Por favor, ajudem a resgatar o Tiny”, escreveu a organização em uma publicação.

Pessoas que amam os animais de todo o mundo enviaram contribuições. Os números dispararam e logo atingiram a meta. Tiny finalmente era um elefante livre.

A Planting Peace encontrou um novo lar para Tiny no Following Giants, um santuário de 32 hectares repleto de outros elefantes resgatados para ele conhecer.

Livre das correntes que o prenderam por tanto tempo, Tiny entrou em um rio próximo para seu primeiro mergulho. Ele mergulhou feliz a cabeça sob a água e descansou nas margens, abraçando o futuro brilhante que o aguardava.

“Cada vez que você vê um elefante andando livre pela primeira vez, é incrível”, disse Aaron. “É uma sensação maravilhosa saber: ‘Uau, este elefante passou 55 anos puxando árvores, e agora ele nunca mais conhecerá essa vida.’”

Traduzido de The Dodo.

    Você viu?

    Ir para o topo