O chimpanzé George vivia sozinho, confinado em um zoológico de estrada. Agora ele conhece a luz do sol, a amizade e a liberdade no Chimpanzee Sanctuary Northwest, finalmente vivendo a vida que todo chimpanzé merece.
George, que hoje tem 21 anos, passou 13 longos anos em quase isolamento no West Coast Game Park Safari, em Oregon (EUA), uma instalação que desde então foi fechada. Em maio, uma dramática apreensão multagencial resgatou mais de 300 animais do zoológico, e seu proprietário foi acusado de 371 crimes de crueldade animal e infrações relacionadas.
George foi o primeiro animal resgatado do zoológico improvisado, e sua transformação tem sido verdadeiramente inspiradora.
“Assistir George descobrir o que significa ser um chimpanzé novamente tem sido extraordinário”, disse a codiretora Diana Goodrich. “Ele passou de viver sozinho em condições limitadas para escalar estruturas, explorar um amplo habitat ao ar livre e começar, com cautela, a interagir com outros chimpanzés. Sua coragem e resiliência nos inspiram todos os dias.”
Após chegar ao santuário em 15 de maio, George passou um mês em quarentena para avaliações de saúde e para criar laços de confiança com seus novos cuidadores. Em apenas alguns meses, ele começou a ganhar peso, construir ninhos e mostrar sinais do comportamento natural dos chimpanzés que havia sido suprimido durante o cativeiro.
Talvez o mais importante: George está começando a se conectar com outros chimpanzés. Ele está curioso sobre o comportamento dos outros machos e é visto brincando de lutinha e de pega-pega com frequência, um enorme salto para alguém que passou a maior parte da vida com apenas um companheiro idoso.
Ver essa foto no Instagram
Santuários como o Chimpanzee Sanctuary Northwest oferecem aos animais resgatados um porto seguro, dando a eles a chance de se recuperar. Eles oferecem espaço para explorar, companheirismo para promover a cura e a liberdade de fazer escolhas – todos elementos críticos para o bem-estar animal que são negados a tantos em cativeiro.
Inúmeros animais são roubados da natureza ou criados para entretenimento, apenas para acabar sofrendo em ambientes pequenos, artificiais e frequentemente abusivos. Para muitos, os santuários oferecem a única chance de experimentar algo próximo da vida que eles deveriam ter.
A história de George é um poderoso testemunho do que é possível quando os animais recebem uma segunda chance na vida. Todos os dias, sua coragem e resiliência são um lembrete do poder curativo do cuidado e da compaixão.
O Chimpanzee Sanctuary Northwest cuida atualmente de 16 chimpanzés e depende inteiramente de doações de indivíduos para fornecer suporte vitalício. Eles não recebem verbas governamentais para resgate ou cuidados, mas continuam a mudar vidas, um animal de cada vez.
Traduzido de World Animal News.