EnglishEspañolPortuguês

BELEZA NOTÁVEL

Aparição rara e única: gato-palheiro melânico é visto com filhote em liberdade na natureza

O vídeo foi gravado pelo Dione Sales, funcionário do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Mato Grosso do Sul (MS).

8 de dezembro de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Dione Sales

A imagem de uma mãe melânica de gato-palheiro (Leopardus braccatus) com seu filhote viralizou na internet. O vídeo foi gravado pelo Dione Sales, funcionário do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Mato Grosso do Sul (MS).

O gato-palheiro é um dos felinos neotropicais menos conhecidos, com poucos registros deste animal em vida livre, ocorre em baixas densidades populacionais. Por isso, existem poucas informações sobre a história natural desta espécie.

Um outro vídeo mostra a mãe desconfiada, encarando a câmera. A espécie considerada ameaçada costuma ter comportamento discreto e arredio.

A mãe tem a pelagem negra devido a uma alteração genética provocada pela alta concentração de melanina produzida por seu organismo. Enquanto o filhote tem o padrão de cores normal para espécie (cor mais acastanhada que pode mesclar com tons alaranjados e cinza).

“Registrar esse felino na natureza já não é uma tarefa fácil, ele é bem arisco. Agora imagina filmar uma cena dessas, foi um encontro muito especial promovido pela natureza”, conta o observador da natureza que trabalha na reserva há 9 anos.

Foto: Dione Sales

O encontro

Em todo esse tempo, ele havia visto essa espécie poucas vezes e muito rapidamente. “Dessa vez foi diferente. Como de costume, eu estava fazendo uma ronda pelo parque quando me deparei com a mãe de pelagem negra e o filhote, que até então eu nunca tinha visto”, destaca.

Foi onde o funcionário viu a oportunidade de pegar a câmera que estava com ele, pendurada no pescoço. “É uma alegria poder trabalhar num lugar que protege esses animais, e, um privilégio garantir registros únicos”, explica.

Amor pela natureza

Diones conta ainda que sempre teve uma forte conexão com a natureza. Mas desde que começou a trabalhar na área protegida do Mato Grosso do Sul, seu interesse por espécies e sua vontade de tirar fotos e fazer vídeos da fauna e da flora pelo caminho foram só crescendo. O rapaz faz de seu trabalho um hobby.

“Tenho tanto prazer, que atualmente, eu e o meu gestor Reginaldo, estamos realizando um trabalho muito importante de catalogar aves que ocorrem aqui. Só para se ter uma ideia, até agora registramos 339 espécies diferentes. A riqueza da fauna desse lugar é realmente impressionante. As pessoas precisam conhecer”, destaca.

Foto: Dione Sales

Quem é o gato-palheiro?

Os gatos-palheiros são considerados um dos menores felinos do mundo. Medem no máximo 70 centímetros (até a ponta da causa) e pesam entre 4 e 5 quilos. Se assemelham a gatos domésticos. A espécie ocorre na América do Sul. Sendo que no Brasil, o felino vive em áreas do Pantanal, Cerrado e Pampas.

A pelagem do felino é longa, com coloração acastanhada que varia entre tons acinzentados e alaranjados. Ele possui listras irregulares nas laterais do corpo e das patas. Apresenta uma faixa de pelos mais longos que vai da cabeça à base da cauda.

São animais solitários e com hábitos noturnos. Durante à noite saem para caçar e se alimentam de pequenos mamíferos como roedores.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo