EnglishEspañolPortuguês

RARIDADE

Aparição de jaguar enche protetores de esperança

Mudanças climáticas, perda de habitat e interferência humana geram preocupação em torno da espécie

19 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Colin M.L. Burnett | Wikimedia Commons

Um jovem jaguar macho foi avistado e trouxe esperança para toda a espécie. Esses animais quase foram extintos nos anos 1960 e desde então fizeram raras aparições nos Estados Unidos.

Os jaguares, antes nativos do sudoeste americano, quase foram extintos por conta da caça, mas, na década de 1990, começaram a reaparecer esporadicamente nas cordilheiras Sky Islands de Novo México e Arizona. Os animais da espécies vistos recentemente trouxeram esperança de um forte retorno. Emily Burns, diretora do programa no grupo de proteção Sky Island Alliance no Arizona, lembra o encontro como “um momento de euforia”, marcando a rara presença de um jaguar na região.

No entanto, eventos climáticos extremos, perda de habitat e o impacto do muro na fronteira com o México criado durante o governo Trump representam ameaças significativas. A construção do muro cortou corredores de vida selvagem, fragmentando ecossistemas cruciais para a sobrevivência do jaguar.

Em novembro de 2023, a Sky Island Alliance capturou uma imagem de um grande jaguar nas remotas montanhas Whetstone, no sul do Arizona, marcando a quinta aparição registrada nos EUA naquele ano. Em dezembro, o mesmo animal foi avistado nas montanhas Huachuca, possivelmente seguindo em direção ao México. Essas montanhas, parte das Sky Islands, proporcionam um refúgio para a biodiversidade, incluindo os jaguares.

A importância desses habitats vai além do jaguar. Louise Misztal, diretora executiva da Sky Island Alliance, enfatiza a importância de proteger corredores para diversos animais se moverem entre os EUA e o México. Entretanto, o muro na fronteira coloca em risco essa liberdade de movimento.

A construção interrompe rotas de migração e acesso a recursos vitais, como água e presas. Além disso, o impacto no gasto de energia dos jaguares é profundo. Com a barreira no lugar, eles precisam percorrer distâncias maiores para encontrar esse sustento.

    Você viu?

    Ir para o topo