Em Maraã, no interior do Amazonas, ao menos 80 cachorros morreram nos últimos dois meses após serem contaminados por carrapatos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (09/01) pela Secretaria de Saúde do município, que segue investigando as mortes.
De acordo com o órgão, o primeiro caso foi registrado no dia 15 de novembro de 2024, quando uma cadela teria entrado em contato com um cachorro em situação de rua que apresentava sintomas como fraqueza e excesso de saliva. Em quatro dias, a cadela desenvolveu os mesmos sintomas e morreu.
Segundo o secretario de saúde de Maraã, Thiago Castello Branco, materiais dos animais mortos foram coletados e encaminhados para análise em um laboratório particular em Manaus.
O laudo apontou que a causa das mortes foi a contaminação pelas bactérias Babesia e Ehrlichia, que dão origem ao que é conhecido popularmente como ‘doença do carrapato’. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é transmitida através da picada de carrapatos infectados.
Os sintomas são:
- Vômito
- Febre
- Salivação em excesso
- Tremores
- Convulsões
- Falta de apetite
- Icterícia
No município amazonense, estão sendo desenvolvidas algumas ações para minimizar a transmissão da doença, como borrifação nas casas onde foram encontrados carrapatos, capacitação com os coletores de lixo para atender melhor a retirada dos animais mortos, promoção de vacinação antirrábica e ações educacionais para os moradores.
A secretaria orienta ainda que os tutores de animais que morreram pela doença ou apresentam sintoma, devem notificar o órgão para o controle na localidade.
Fonte: g1