EnglishEspañolPortuguês

IRRESPONSABILIDADE

Antílope raro morre asfixiado com tampa plástica em zoológico

A tampa era de uma embalagem de frutas e provavelmente foi jogada por um visitante

13 de junho de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Brights Zoo

Um raro antílope morreu asfixiado com a tampa plástica de uma embalagem de lanche em um zoo no Tennessee, nos Estados Unidos, de acordo com funcionários. Leif, da espécie sitatunga, de sete anos anos de idade, foi visto agindo de maneira estranha em seu recinto no zoológico Bright no sábado (08/06), com um fluido vazando de sua boca.

Um veterinário foi chamado para tentar desobstruir a tampa plástica, que veio de uma embalagem de fruta, item não permitido no zoológico. “Se você olhar para essas tampas da perspectiva de um animal, elas parecem comida. Isso nos obrigou a fazer revistas em bolsas, mas algumas pessoas ainda encontram maneiras de contrabandear esses itens”, postou o zoológico em sua página no Facebook.

Os antílopes sitatunga são animais que vivem em pântanos na África Central, com os machos como Leif possuindo chifres curvados. A companheira de Leif ficou vagando, procurando por ele, sem entender sua ausência.

Os sitatungas têm expectativa de vida de 20 anos de idade.

O contato com o lixo humano representa um risco significativo para a saúde e a segurança dos animais silvestres. Objetos como tampas de plástico, sacolas e outros resíduos podem ser confundidos com alimentos, resultando em sufocamento, intoxicação e até morte, como visto neste caso.

Apesar do zoológico culpar os visitantes, nada aconteceria se, em primeiro lugar, o antílope não estivesse preso em cativeiro. Esses incidentes destacam a responsabilidade que os humanos têm em proteger a vida selvagem, respeitando seu espaço na natureza e evitando que eles entrem em contato com resíduos perigosos.

    Você viu?

    Ir para o topo