EnglishEspañolPortuguês

TRAUMAS PROFUNDOS

Anta sobrevive a segundo incêndio florestal no Pantanal após resgate feito pelo Ibama

14 de outubro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/redes sociais

Uma anta, um tamanduá, um veado e uma onça-parda estão entre os animais resgatados de um incêndio florestal que atingiu regiões do Pantanal próximo à divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul no começo da tarde desta segunda-feira (14).

Os animais estavam em processo de recuperação de queimadas anteriores, recebendo cuidados e sendo monitorados em uma unidade de tratamento em Transpantaneira, no Mato Grosso, quando as chamas avançaram pela floresta, ficando apenas 4 km do local.

Em vídeo compartilhado pelo Ibama nas redes sociais é possível ver o transporte da anta, carregada por quatro agentes ambientais. Na imagem é possível notar ataduras nas patas do animal, curativos colocados pelas equipes nos ferimentos causados em incêndios passados.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e Ampara Pantanal trabalharam na transferência.

Os animais foram removidos para o Posto de Atendimento Emergencial de Animais Silvestres (PAEAS) e para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Mato Grosso do Sul, onde continuarão recebendo o tratamento devido aos ferimentos ocasionados por queimadas anteriores.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ibama (@ibamagov)

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo