Policiais Militares Ambientais de Bataguassu chegaram a Campo Grande (MS) há pouco, trazendo uma anta que foi recolhida em uma chácara, situada nas proximidades da cidade de Bataguassu. Os policiais ambientais foram solicitados pelo senhor Jorge Kassai para irem até a sua chácara, onde havia aparecido uma anta.
Apesar da longa viagem, o animal aparenta estar bem e, pela facilidade de ser capturado pelos policiais ambientais, aparenta ser domesticado, pois foi atraído para a gaiola por uma banana que um policial segurava. A anta foi encaminhada para o CRAS, onde será avaliada por veterinários e, dependendo de suas condições de saúde e domesticação, poderá ser devolvida à natureza.
Ninguém foi autuado, tendo em vista não ter sido localizada a pessoa que poderia estar criando o animal. Porém a Polícia Militar Ambiental alerta que manter animal silvestre em cativeiro é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, com pena prevista de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa administrativa, no caso da anta, animal que está na lista de espécies em extinção do IBAMA. O valor é de R$ 5.000,00.
Fonte: Pantanal News