A nova lei de bem-estar animal espanhola, aprovada na última semana, visa mudar a consciência em relação aos animais domésticos. Assim, quem desejar adotar um animal precisará fazer um curso focado em como cuidar de cães e gatos, bem como aprender todos os direitos e deveres que envolvem a guarda de um companheiros de quatro patas.
Um dos artigos da nova legislação que se destaca é a preocupação com a ansiedade e o estresse dos animais. Agora, tutores não poderão deixar gatos, aves e tartarugas sozinhos por mais de 72 horas, ou seja, três dias. No entanto, no caso de cães, o limite é de 24 horas. Violações serão severamente punidas.
Além de não poderem ficar sozinhos, os animais também não poderão ser deixados sozinhos em pátios, terrenos, sacadas ou outras áreas isoladas do convívio familiar. Em casos de descumprimento, as multas podem chegar a mil euros e detenção.
Nota da Redação: aprovação dessa lei, sem dúvidas, é um marco, pois traz à luz uma reflexão sobre a ansiedade que acomete os animais domésticos que ficam sozinhos. No entanto, é importante frisar que as emoções negativas causadas pela ausência dos tutores começam a se manifestar já nas primeitas quatro horas de solidão. Além disso, animais que passam muito tempo sozinhos tendem a desenvolver problemas comportamentais e até mesmo psicológicos.