Finalmente, a comunidade científica conseguiu um registro de um musaranho-do-Monte Lyell vivo. Bem mais de um século desde a sua descoberta, este pequeno mamífero nunca antes fora fotografado vivo.
O musaranho de nariz pontudo passa os dias mordiscando insetos escondidos sob troncos na Sierra Nevada, uma cadeia de montanhas na Califórnia (EUA).
Nenhuma imagem pode ser encontrada do musaranho-do-Monte Lynell na web, com uma busca no Google não resultando em nada. Sua página na Wikipedia tem apenas alguns parágrafos, e especialistas há muito tempo temiam que ela permanesse assim, já que o musaranho é de “preocupação especial” em meio às mudanças climáticas.
Até que os pesquisadores iniciantes Vishal Subramanyan, de 22 anos, Prakrit Jain, de 20, e Harper Forbes, de 22, fotografaram o musaranho vivo pela primeira vez na História.
Encontrados correndo ao redor do mato perto de Lee Vining na Serra Oriental, cinco espécimes de olhos redondos e nariz pontudo foram registrados pelos integrantes da Academia de Ciências da Califórnia em novembro. Eles mediam entre nove e 10cm de comprimento e pesavam apenas três gramas.
“Apesar deste musaranho ser uma espécie de preocupação especial, os cientistas não sabem quase nada sobre ele”, disse a academia no Facebook.
“Eles são considerados altamente vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas devido à sua dependência de habitats de alta altitude que estão desaparecendo rapidamente. Para encontrar este animal, Vishal e seus colegas trabalharam dia e noite, ficando acordados durante a noite para manter e monitorar armadilhas”, acrescentou.
A descoberta foi compartilhada com a comunidade científica na última quinta-feira (16/1).
Fonte: Extra