Criada em março de 2014, a associação protetora dos animais dedica-se a apoiar animais abandonados e vítimas de maus tratos e a encontrar uma nova família. A ligação com o país germânico surgiu através de uma responsável da All2them que viveu alguns anos na Alemanha e do contacto que estabeleceu com a associação alemã “Pfotenhilfe Portugal e.V.”.
“A população na Alemanha tem uma maneira de pensar um pouco diferente da nossa, sendo educados desde pequeninos a respeitar e amar os animais, porque senão serão severamente punidos. Em Portugal, embora haja muita gente a gostar de animais, aqueles que não gostam e lhes fazem mal, não são punidos”, explica Vera Fernandes, da All2them.
Ainda assim, o processo de adoção é bastante rigoroso. “A pessoa interessada escolhe o animal através da página de Facebook ou homepage da associação alemã, contacta-a e é combinada uma visita a casa da pessoa. Se reunir todas as condições exigidas (espaço, tempo, condições financeiras,…) é estabelecido um contrato entre ambas as partes. Depois, a All2them prepara o animal, para colocação do microchip, vacinação e castração/esterilização do animal, bem como análises para despiste de doenças mediterrânicas”, justifica a responsável.
O fiel amigo segue então viagem, de avião, na companhia de padrinhos de voo, a partir de Lisboa ou Porto. A viagem tem um custo entre os 115 e os 280 euros, dependendo do peso e tamanho do animal e da companhia aérea, valor suportado, na totalidade, pelos futuros tutores dos animais.
A ligação com a Alemanha tem dado alguns frutos e já aconteceu de mais que um animal ser adotado pela mesma família, adianta Vera Fernandes.
E porque o bem estar dos animais é o principal objetivo, a All2them procura sempre acompanhar a evolução do animal. “As adoções dos animais são acompanhadas rigorosamente. Nunca perdemos o contacto telefónico ou eletrónico com os donos dos animais, havendo contacto tanto antes da adoção, como posteriormente”, refere, acrescentando que ao decidir ter um animal, é preciso “pensar bem em todos os prós e contras e fazê-lo conscientemente, pois um animal embora seja muito bonito também requer muitos cuidados e atenção”.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Região de Leiria