Dois animais foram flagrados soltos na Rua Alberto Brandão Rezende, em Bauru, no interior de São Paulo. Duas éguas, mãe e filha, foram deixadas amarradas a uma árvore desde a manhã desta terça-feira (13). O animal mais novo estava solto e chegou a atrapalhar o trânsito.
Já nesta quarta-feira (14), os animais apresentavam sinais de maus-tratos: ferimentos nas patas, cauda cortada e cansaço. Eles ficaram no local até às 5h. Na terça-feira, as éguas passaram praticamente o dia todo sem água e comida.
Dois homens apareceram afirmando que eram tutores dos animais. Uma moradora e uma representante da Ong Natura Vitae, compareceram à delegacia para registar boletim de ocorrência.
O BO será encaminhado à delegacia do Meio Ambiente, onde os envolvidos devem prestar novos depoimentos. Um laudo do estado de saúde dos animais também será realizado. O suposto dono afirmou que deixou as éguas pastando amarradas em um local próximo ao que elas foram encontradas.
Ele teria voltado ao local para buscá-las no final da tarde, mas não as encontrou no local. Um amigo avisou o homem sobre os animais. Ele não tem qualquer documentação que comprove o fato de que é tutor das éguas.
O homem prestou depoimento na delegacia e será investigado por maus-tratos contra animais. A pena varia de 3 meses a 1 ano, ou multa. As éguas serão encaminhadas a uma fazenda de colaboradores da Ong Natura Vitae.
Fonte: G1