Por Dr. Pedro A. Ynterian (da Redação)
Conflitos políticos desencadeados em guerras fazem diversas vítimas. Inclusive os animais. Na Costa do Marfim e na Líbia, que vivenciam conflitos internos em decorrência de mudanças de poder, entre tantas vítimas estão os animais dos zoológicos, que acabam sendo literalmente abandonados, sem cuidado ou assistência e chegam a passar fome e sede.
A Costa do Marfim viveu uma guerra civil no primeiro semestre e o zoológico da capital do país, Abidjan, foi abandonado, o que custou a vida de 39 animais, entre eles dois chimpanzés. Segundo Serge Soiret, pesquisador e correspondente do Projeto GAP no país, voluntários hoje se esforçam para ajudar os animais que restaram, pois o Governo não faz mais nada pelo zoológico. Só para manter os animais frugívoros, por exemplo, é necessário cerca de USD 100 por dia para compra de bananas e mangas.
Na Líbia a situação não é diferente. Cerca de 700 animais do zoológico de Trípoli ficaram em meio ao fogo cruzado durante os recentes conflitos. Além de todo o estresse da guerra propriamente dita – várias jaulas têm marcas de tiros -, as instalações foram abandonadas pelos funcionários e vários animais passaram fome e sede. Nas últimas semanas, veterinários da ONG Four Paws International iniciaram uma missão para dar assistência aos animais. A equipe tentou salvar um tigre mais idoso, que infelizmente não resistiu e veio a falecer.
O zoológico de Trípoli estava passando por uma reforma, que foi interrompida devido aos conflitos.
Como ajudar
A melhor maneira de ajudar os animais do zoológico da Costa do Marfim é através de doações em dinheiro. Detalhes de como fazer a doação podem ser obtidos com Serge Soiret – [email protected] – e Kpan – [email protected], representantes do Projeto GAP no país.
Para ajudar os animais do zoológico de Trípoli, o ideal é fazer contato com a Four Paws International, que está se mobilizando numa missão de emergência no país (recentemente a ONG também ajudou animais vítimas dos conflitos no Egito). O e-mail de contato da Four Paws é [email protected] .