EnglishEspañolPortuguês

Animais tendem a imitar comportamento humano, afirmam especialistas

2 de abril de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Ver cachorros imitarem ações humanas, como sentar no sofá ou até mesmo atravessar a rua pela faixa de pedestres, é comum e tem explicação. Segundo especialistas, o comportamento de um cão é o resultado da educação e da aprendizagem que o tutor proporciona e é também reflexo das ações deste adulto. Mas não apenas os animais domésticos conseguem este feito, os cachorros “sem dono”, na rua, também.

Os cães têm a capacidade de aprendizado de uma criança de quatro a cinco anos e têm mais facilidade em fazer associações. De acordo com a médica veterinária Renata Estephanelli Coelho, é essa associação que leva o cão de rua a aprender a andar sobre a faixa de pedestres, por exemplo. “Este cão tem uma vivência diferente dos domésticos, então, por questão de sobrevivência, ele aprendeu que é mais seguro atravessar a rua sobre a faixa de pedestres de tanto que observou os seres humanos nesta ação.”

Foto: Raphael Oliveira
Foto: Raphael Oliveira

Renata Coelho ainda afirma que esse aprendizado se dá a longo prazo, ou seja, é necessária que haja a observação repetitiva. Quanto ao tempo deste aprendizado, o adestrador Divino Aparecido Silva diz que é variável e não depende de raça. “Os cachorros SRD podem até aprender mais rápido em comparação a outro doméstico, já que estes, muitas vezes, sofrem o efeito da humanização por parte de seus tutores.”

 Morte de cachorro doméstico por atropelamento pode diminuir

Aprender a transitar de forma segura pelas ruas pode ajudar a evitar atropelamentos de animais domésticos, segundo a médica veterinária Renata Estephanelli Coelho. “Isso até aumenta a possibilidade de um resgate, se acontecer a fuga do animal”, afirmou.

Foto: Eder Soares
Foto: Eder Soares

Para o adestrador de cães Divino Aparecido Silva, para que o aprendizado aconteça, é fundamental que o tutor atravesse a rua de maneira segura diversas vezes até que o animal, sozinho, perceba o perigo pela proximidade de um carro. “O tempo de aprendizado varia com o tipo de criação deste animal em casa, alguns chegam a levar mais de seis meses para aprenderem o básico.”

Fonte: Correio de Uberlândia

 

Você viu?

Ir para o topo