EnglishEspañolPortuguês

ALERTA

Animais têm audição 50 vezes mais potente que seres humanos e sofrem com fogos de artifício

29 de dezembro de 2021
Carolina Rocha | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Com a chegada das festas de fim de ano, a discussão sobre fogos de artifício e como eles afetam animais domésticos retornou às pautas. O médico veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, em entrevista ao BNews, explicou que os animais podem ouvir 50 vezes mais que os seres humanos, o que piora o medo e desconforto para eles.

“A intensidade do som, que para a gente pode parecer uma coisa tranquila, ele (o animal) pode ouvir até 50 vezes mais”, afirmou o especialista. Ainda para o portal BNews, ele esclareceu que animais com orelha “em pé” sofrem mais com os estampidos, como gatos ou pastores alemães.

Ele ainda comentou que um dos efeitos mais perigosos dos barulhos para os animais são os picos de adrenalina que podem ser desencadeados, gerando riscos ao coração.

“Também é comum [o animal] cair, luxar, fissurar algum osso […] Às vezes, quando ele escuta, principalmente os gatos, ele sai louco e nessa fuga ele não consegue enxergar o que tem pela frente. Ele pode até pular de uma janela, cair e morrer, a depender da altura”, acrescentou.

Você viu?

Ir para o topo