Não é de hoje que Santiago possui um dos maiores índices de cães e gatos abandonados ou soltos pelas ruas. Esses animais acabam sofrendo todo tipo de privação, o que caracteriza uma crueldade contra a vida desses seres.
O Centro de Zoonoses de Santiago abriga hoje centenas de cães e gatos. Lá os animais recebem alimentação e cuidados veterinários. Muitos chegam tão debilitados que acabam morrendo. Segundo a veterinária Eva Muller, responsável pelo atendimento aos animais do Centro, atropelamentos e doenças são os principais problemas.
Aqueles cães e gatos recuperados recebem chip de identificação, são cadastrados e aptos a serem adotados.
A adoção é um dos incentivos tanto da Associação de Conservação e Proteção aos animais de Santiago (ACPA), que conta com a parceria do próprio Centro de Zoonones, e alunos do Curso de Direito da Uri Campus Santiago.através de grupos voltados à proteção animal.
De acordo com Eva Muller, as campanhas deste ano tem com diferencial o incentivo a adoção de cães e gatos adultos. Tratados, castrados e microchipados, esses animais oferecem retorno imediato ao futuro tutor.
“Os filhotes costumam chamar atenção por serem fofinhos, bonitinhos, e acabam sendo mais fáceis de adotar, já os adultos não tem esse mesmo apelo, daí nossa iniciativa”,conta Eva.
Na última campanha de adoção realizada em abril, todos os animais foram adotados para a alegria de voluntários e integrantes das entidades ligadas a proteção animal.
Uma nova feira já está sendo agendada, assim como um brechó (que está fazendo sucesso), onde roupas e acessórios usados são comercializados a preços simbólicos em benefício aos animais abandonados.
Mais informações
ACPA: (55) 3251. 5446
e-mail: [email protected]
Fonte: Rádio Santiago