O trabalho de resgate de animais silvestres é realizado em Vilhena (RO) desde a noite de domingo (19) em razão de um incêndio que atingiu uma região de mata próxima ao aeroporto da cidade. Na última terça (20), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realiza buscas por animais machucados ou desorientados.
“Avistamos algumas aves sobrevoando o local e vimos também pequenos mamíferos, inclusive um filhote de tatu foi resgatado pela nossa equipe”, conta o assessor da Semma Rafael Fonseca ao G1
De acordo com a secretaria, foram encontrados mortos duas aves, uma cobra cipó e uma serpente peçonhenta.
“Encontramos também uma serpente atropelada, na pista que dá acesso ao aeroporto. Possivelmente esse animal tentou fugir das chamas e sofreu esse atropelamento”, conta Rafael.
Foram resgatados vivos um filhote de asa-branca, um frango d’água azul e um filhote de tatu-galinha. Os que estavam sem ferimentos ou apenas desorientados foram transferidos para matas próximas sem focos de fogo.
Caso a população encontre algum animal silvestre que precisa de cuidados, o resgate pode ser acionado através dos números:
Semma – (69) 98471-2971
Corpo de Bombeiros – 193
A Semma também informou que vai encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) um relatório completo sobre o incêndio, possivelmente causado pela queda de um avião aeromodelo, que atingiu mais de 200 hectares de uma área pertencente à Força Aérea.
De acordo com o secretário da Semma, Rafael Mazieiro, o MPF deve ser contatado por se tratar de um território da União. A área queimada fica próxima ao Aeroporto Brigadeiro Camarão e ao parque ecológico da cidade.
Até a tarde da segunda-feira (19), alguns focos continuavam ativos no local mas nesta terça-feira (20) as chamas já tinham sido completamente controladas.