A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou no início da manhã dessa quarta-feira (21) a soltura de 13 animais silvestres em Uberlândia (MG). Oito canários da terra, dois curiós, dois azulões e um urubu foram devolvidos à natureza.
Todos eles estavam em tratamento e receberam alta do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas-UFU). De acordo com sargento Eduardo Venâncio, alguns destes animais que receberam alta são oriundos de resgates, outros foram encontrados feridos ou doentes e também há animais que foram para o Hospital Veterinário ainda filhotes, depois serem encontrados no setor urbano de Uberlândia.
Ainda segundo Venâncio, o local escolhido pelos militares para a soltura dos animais foi uma reserva florestal de cerrado, com abundância de comida, água e abrigo, onde os animais terão grande chance sobrevivência e o risco de migrarem para centros urbanos minimizados.
Ele ainda disse que “quem mata, persegue, caça, apanha, ou utiliza espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, pode ser preso em flagrante delito conforme artigo 29 da Lei Federal 9605/98 “Leis dos Crimes Ambientais” que prevê uma Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa”, afirmou Venâncio.
Fonte: Correio de Uberlândia