Nesta segunda-feira (03) um produtor rural de 66 anos, compareceu na sede da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental em São Mateus, no Estado do Espirito Santo e efetuou a entrega de alguns animais silvestres, entre eles, um felino. O animal foi identificado como sendo um jaguarundi (Puma yagouaroundi), também chamado de gato-mourisco. É um gato relativamente grande, com cerca de 60 cm de corpo e mais 40 de cauda e pode pesar até 07 quilos.
Segundo o homem, o animal foi encontrado em uma área de vegetação em sua propriedade, no bairro Aroeira, preso em uma armadilha de madeira, que provavelmente teria sido armada por algum caçador. O animal fazia muito barulho e chamou a atenção do proprietário rural.
Este belo felino vive em ambientes de bordas de matas e áreas abertas com fragmentos próximos a beira de rios ou de lago. O animal foi recolhido e entregue na sede da Polícia Ambiental em um saco sem nenhum ferimento aparente e a armadilha destruída.
Nesta mesma data, também foram recolhidos dois jabutis encontrados na vegetação de restinga do balneário de Guriri. Os animais foram encaminhados à Floresta Nacional do Rio Preto no município de Conceição da Barra, onde após avaliação, serão reintrodução à natureza.
Com informações PMA Espirito Santo